quarta-feira, 17 de abril de 2013

ESTA É A MINHA OPINIÃO…sobre a reunião Passos Coelho - António José Seguro

Este encontro tem os “dedos” de Cavaco e da Troika.
 
Passos Coelho é um obstinado, traçou o seu caminho e não volta atrás, pelo que alguém tem de procurar construir “pontes” entre ele e António José Seguro. E digo “pontes” entres os líderes e não entre o Governo e o PS ou entre o Governo e António José Seguro porque quem tem procurado que haja diálogo e entendimento é Paulo Portas, enquanto Passos Coelho fecha as portas!
 
É necessário avivar memórias e relembrar que quem nos colocou nos braços dos credores internacionais foi o Partido Socialista. A culpa do PSD e de Passos Coelho caracteriza-se pelo facto de ter apertado ainda mais o garrote (indo para além da troika ou sendo mais troikista que a troika).
 
Como titula hoje o jornal “i” “O MUNDO DELIRANTE DAS PREVISÕES DA TROIKA” todos os intervenientes - técnicos da UE, BCE e FMI, Passos Coelho e Vítor Gaspar - todos estes actores estão desfasados do mundo real, vivem noutra galáxia. Impreparação, incompetência, negligência e dolo são adjectivos com que eu posso caracterizar a actuação destes personagens.
Aqueles economistas e governantes que acreditam nesta “receita” da Troika dando como exemplos os sucessos das intervenções do FMI de 1978 e de 1983, esquecem-se de pontos fundamentais:
 
1. Tínhamos o controlo da emissão da moeda e da sua desvalorização.
2. As importações eram controladas através dos BRI’s, Boletins de Registo de Importação.
 
3. As nossas fronteiras estavam fechadas, hoje vivemos num mundo globalizado.
Por vezes fico espantado com declarações recentes ou mais antigas de alguns políticos como o secretário-geral do PSD, Matos Rosa e mesmo do então Ministro Miguel Relvas, que referiram que este é o caminho a seguir para a Troika se ir embora em Junho de 2014 e Portugal recuperar a sua independência!
 
A Constituição da República não teve de ser alterada para cedermos soberania a Bruxelas?
 
Não sabem estes e outros senhores que disseram as mesmas barbaridades que a perda de emissão de moeda é uma perda de soberania?
Eu licenciei-me na Lusófona de Lisboa, mas ia às aulas, não tive equivalências e tive excelentes professores!
 
Nesta altura não pode haver consensos, as posições estão extremadas. Passos Coelho e Vítor Gaspar não cedem, António José Seguro tem o congresso à porta e, todos sabemos, é um líder de transição, pelo que não subscrever aquilo que Passos Coelho e Troika querem será a sua posição.
O que eu gostaria que fosse debatido como proposta de trabalho para os próximos tempos seria a saída do €uro que, mais tarde ou mais cedo, vamos ter de encarar de forma séria.
 
Não tenho grandes expectativas sobre o encontro e acho que António José Seguro é, dos dois, o único que está a ver que a receita da Troika + o “custe o que custar” de Passos Coelho estão a matar o doente - o Povo.
São alguns actos de uma peça dramática que poderá terminar a qualquer momento, seja por acção do CDS, seja pela oposição interna do PSD.
 
Assim como o futuro próximo do PSD passará por Rui Rio, o futuro próximo do PS passará por António Costa.
 
A manutenção de Passos Coelho no Governo e no PSD é uma questão de tempo. Se não for apeado antes das autárquicas sê-lo-á depois, face aos catastróficos resultados que se adivinham.

terça-feira, 16 de abril de 2013

ESTA É A MINHA OPINIÃO…sobre o chumbo da candidatura de Menezes

Ficamos a saber que o Tribunal Cível do Porto “chumbou” a candidatura de Luís Filipe Menezes à presidência da Câmara Municipal do Porto, com os mesmos argumentos aduzidos pelo congénere de Lisboa.
 
De imediato, Jorge Moreira da Silva, 1.º Vice do PSD veio a terreiro afirmar que o PSD vai recorrer. O que é legítimo. Para de seguida dizer uma mentira, referindo que os tribunais de Tavira e de Loures tinham decidido em sentido contrário, o que não é verdade!
 
O que Loures e Tavira decidiram é que só se pronunciam quando as listas deverem entradas nos respectivos tribunais, o que é bem diferente de aceitar ou rejeitar as candidaturas.
 
Nesta altura do “campeonato” importa chamar a atenção para quem de direito, que se as candidaturas dinossáuricas vierem as ser reprovadas, Jorge Moreira da Silva e Pedro Pinto, este como Coordenador Autárquico, deverão demitir-se ou ser demitidos!
 
O que me separa de Menezes está traduzido nas declarações do líder da concelhia do Porto do CDS-PP, Pedro Moutinho, que transcrevo:
 
O País mudou em 2011, já não é mais possível governar alavancando o desenvolvimento e o crescimento em dívida e em despesa pública, que é de resto, o modelo de gestão do doutor Luís Filipe Menezes. Não concordamos e não é esse o modelo de crescimento que nós queremos para a cidade e, por isso, estamos a construir uma outra candidatura que não esta”.