domingo, 23 de junho de 2013

INTERVENÇÃO NA SESSÃO SOLENE DOS 20 ANOS DA FREGUESIA DE QUEIJAS

Para conhecimento, a minha intervenção na qualidade de eleito do PPD/PSD na Sessão Solene comemorativa do 20.º aniversário da freguesia de Queijas:

Exm.º Sr. Presidente da Câmara Municipal de Oeiras
Exmº Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia de Queijas
Exmos. Srs. Membros da Assembleia de Freguesia
Exm.º Sr. Presidente da Junta de Freguesia e membros do Executivo
Exmos. Convidados
Exmos. Homenageados
Sras. e Senhores,
 
Encontramo-nos reunidos para celebrar o 20.º aniversário e, quem sabe, o último da Freguesia de Queijas.
O seu desaparecimento, fruto de uma pretensa reforma administrativa que também não foi consensual no PSD, não deve ser visto como uma calamidade, como se o mundo dos cidadãos e cidadãs de Queijas desabasse.
Foi mais um processo do qual os cidadãos, sobretudo os que se interessam, foram arredados. Foi assim com a integração europeia, foi assim com a adesão ao €uro. Os cidadãos apenas servem para pagar impostos.
Apesar do desaparecimento da nossa freguesia, a Câmara Municipal e o Partido IOMAF também nada fizeram para, perante a intransigência da maioria governamental, poderem propor o seu mapa autárquico. A postura do Partido IOMAF parecia uma réplica dos que a tudo dizem não.
Mais tarde, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Isaltino Morais, já com todos os prazos esgotados acenou com uma espécie de proposta; contudo, como referimos, os prazos estavam ultrapassados.
Em Queijas não foi diferente: o Partido IOMAF acenou com uma proposta de agregação Queijas/Caxias. Demasiado tarde.
O Partido IOMAF deveria ter olhado para a Amadora, onde o Partido Socialista e o PSD acertaram a fusão e agregação de freguesias, na lógica do “mais vale um pássaro na mão do que dois a voar”.
Oeiras poderia ter ficado com 6 freguesias, Oeiras poderia ter desenhado não só o seu mapa de freguesias, como poderia ter escolhido os nomes das freguesias unidas, como fez a Amadora.
Este processo foi o que foi. Compete-nos torná-lo o menos doloroso possível para as populações.
Aproveitamos este 20.º aniversário para homenagear cidadãos e colectividades.
Lamentamos profundamente que o Partido IOMAF tenha vetado o nome proposto pelo PSD, o do antigo Presidente da Junta de Freguesia de Queijas, António Reis Luz!
Aprovamos os nomes propostos pelo Partido IOMAF sem pestanejar. Incluindo o nome do Presidente eleito da Câmara Municipal, Dr. Isaltino Morais.
Antes de constituir o Partido IOMAF o Dr. Isaltino Morais foi militante e autarca ilustre do PSD. Pessoalmente, mesmo sabendo que as minhas palavras não agradarão a algumas pessoas do meu Partido, pessoalmente tenho o maior apreço pela obra do Dr. Isaltino Morais.
Não tenho uma visão estalinista de apagamento do passado e reconheço na pessoa do Dr. Isaltino Morais grande Visão, Capacidade e Liderança.
O Partido IOMAF em relação à pessoa do Sr. António Reis Luz, antigo Presidente desta Junta, teve uma atitude sectária, indigna de quem está investido pelo voto popular.
O Partido IOMAF de Queijas homenageia - e atentem bem nas minhas palavras, que são ditas em sentido figurado - o “Mija na Escada” e o “Cascalheira”, não tem a humildade democrática de reconhecer os bons serviços prestados por António Reis Luz. Atitude sectária e facciosa.
O Partido IOMAF deveria saber que a Cooperação e a Solidariedade são vias de dois sentidos. Como não sabe, o PSD anuncia aqui e agora que renuncia ao cargo de 1.º Secretário da Mesa da Assembleia.
Estamos num período pré-eleitoral que desejamos decorra com elevação entre os candidatos. Esperamos e desejamos que aqueles que moram em Oeiras levem Oeiras a Sério, que os que não sendo de Oeiras tenham a mesma Ambição de outros que não eram e não são de Oeiras, como Sebastião José de Carvalho e Mello e Isaltino Afonso de Morais, e aqueles que são de Oeiras e querem Continuar a Fazer não se esqueçam do ditado popular que “santos da casa não fazem milagres”.
Aos homenageados o apreço do PSD pelo trabalho desenvolvido; por fim, e porque sendo homenageado está ausente, Dr. Isaltino Morais, faço votos para que a História lhe faça a justiça que a Justiça não lhe faz.
Viva Queijas!
Viva Oeiras!
Disse.
Helder Sá
21/06/2013

Sem comentários: